domingo, 18 de julho de 2010

Recuperando a conta do Tibia

Seja por simplesmente esquecer os dados, por algum outro descuido com a conta, alguns acabam não conseguindo mais entrar nela. Mas, felizmente, o Tibia oferece vários recursos que permitem um jogador recuperar o acesso a conta.

O melhor a se fazer é sempre tomar cuidado com os dados da conta, o que evitará passar por vários inconvenientes. Mas caso você ainda assim a perca, não se preocupe, o artigo de hoje explicará em detalhes cada um dos recursos que permitem o dono recuperar a conta.

1. Cuidados importantes

Para poder recuperar mais facilmente a conta mais tarde, é necessário antes tomar certos cuidados.

Quando alguém vai recuperar a conta do Tibia, é necessário provar que é o dono dela. Por isso, é de extrema importância que você cadastre a conta em seu e-mail correto, não um endereço que criou só para a conta, e depois nunca mais visita ele e então o perde; e também é importante registrar a conta com os seus dados corretos, pois se você escrever qualquer besteira, depois vai ser difícil (ou nem vai ter como) provar que é o legítimo dono...

Além disso, quando a sua conta é registrada você recebe um código chamado Recovery Key (que o pessoal às vezes chama de RK). A Recovey Key é um dos recursos para recuperar a conta, e permite você recuperá-la instantaneamente. Esse código só é mostrado uma única vez (quando você termina a registração), então é muito importante tomar nota da RK (se você perdê-la, o único jeito de conseguir outra é comprando uma nova por 5 Euros).
1.1 Registrando a conta
Isso é feito na página "My Account" do www.tibia.com. Se a sua conta não estiver registrada, você encontrará o seguinte aviso no topo da página da sua conta:

Dica para registrar a conta

Que significa: Você pode registrar a sua conta para uma maior proteção. Clique em "Register Account" e consiga a sua recovery key gratuita hoje!

Ao clicar no botão Register Account, na próxima página serão explicados os benefícios de registrar a conta:

Benefícios da registração

Traduzindo:

A registração da conta oferece várias vantagens adicionais:
  • Usuários registrados recebem uma recovery key, a qual pode ser usada para recuperar suas contas se perderem acesso ao e-mail designado à conta.
  • Usuários registrados podem solicitar uma nova recovery key por uma taxa.
  • Premium Accounts apenas podem ser compradas por usuários registrados.
  • Finalmente, apenas jogadores registrados podem fazer o teste de tutor para se tornar tutor.
NOTA: A informação fornecida na registração será usada exclusivamente para os propósitos de enviar cartas de recuperação e para a compilação das pesquisas estatísticas internas. Ela será tratada de forma estritamente confidencial. Para detalhes por favor veja a Política de Privacidade do Tibia.
Depois que você clicar em Continue para prosseguir, será exibida uma tela onde você deve entrar os seus dados. Não há o que se preocupar aqui, porque os dados entrados aqui são confidenciais e não serão exibidos aos outros jogadores. Tenha certeza de entrar as informações corretas, pois elas serão usadas para enviar a carta de uma nova Recovery Key se um dia você precisar:

Formulário de registração da 
conta
First name: primeiro nome
Last name: último nome (sobrenome)
Street adress: endereço
Additional adress: complemento do endereço
ZIP code: CEP
City: cidade
Country: país
Date of birth: data de nascimento
Gender: sexo

As informações de endereço podem ser mudadas mais tarde, contudo as mudanças levam 30 dias para valerem. Quando terminar de entrar os dados clique em Submit, e irá para a página de confirmar os dados:

Confirmação dos dados

Se os dados estiverem corretos, entre com a sua senha e clique em Submit. Então a conta estará registrada e será exibida a Recovery Key:

Recovery Key

Não se esqueça que ela é exibida somente uma vez! A RK também não será enviada por e-mail. Então tome nota dela e guarde-a em um local bem seguro, pois com esse código é possível recuperar a conta instantaneamente (você não vai querer que ele caia nas mãos de outra pessoa...). Se você perder ela, poderá comprar uma nova por 5 Euros.
1.2 Outros cuidados
Para prevenir que alguém entre na sua conta e a roube, nunca dê o nome da sua conta e a senha para ninguém não importa quem ou por que. Também tenha certeza de que você é o único que pode acessar o e-mail no qual a conta está cadastrada, pois é possível solicitar uma nova senha por correio eletrônico caso você a esqueça; e procure não esquecer qual é o endereço ou como acessá-lo (mesmo que você esqueça, ainda é possível recuperar a conta, mas é bem mais fácil se souber o e-mail).

Para maiores informações de como proteger a conta, leia o artigo "Serei ou não serei hackeado, eis a questão".

2. Lost Account Interface

Support > Lost AccountCaso você tenha esquecido o nome da conta e/ou senha (ou alguém tenha mudado ela...), é possível solicitar que esses dados sejam enviados para o e-mail cadastrado na conta ou um novo e-mail de sua escolha. A "Lost Account Interface", que permite recuperar o acesso à conta, fica no site oficial do Tibia (www.tibia.com) na seção "Account" do menu.

Primeiro será solicitado o nome de um dos personagens (character) da sua conta (pode ser qualquer um, mas se você não souber o nome de nenhum não há como recuperar a conta):


Lost Account Interface

Digite o nome de um dos personagens da sua conta e clique em Submit. Em seguida, você terá as seguintes opções para recuperar a conta, se ela estiver registrada:

Lost Account Interface (conta
 registrada)
I have forgotten my password: esqueci a minha senha
I have forgotten my account name: esqueci o nome da minha conta
I have forgotten both my password and my account name: esqueci tanto a minha senha quanto o nome da minha conta
My account has been hacked: minha conta foi hackeada
I want to change the email adress of my account instantly: quero mudar instantaneamente o endereço de email da minha conta
I need a new recovery key: preciso de uma nova recovery key

Se a conta não estiver registrada, as opções serão:

Lost Account Interface (conta não registrada)

Basta escolher a opção que representa o seu problema, e clicar em Submit. Saiba que, diferentemente da senha e do e-mail, não é possível mudar o nome da conta. A seguir, explicaremos cada uma dessas opções.

3. Recuperando a senha e o nome da conta

(caso você tenha acesso ao e-mail no qual a conta está cadastrada)

Se você escolher a opção de que esqueceu a senha, será solicitado em seguida o e-mail da conta e o nome dela; se for a opção de que esqueceu a senha, será pedido o e-mail e a senha; mas se você esqueceu a senha e a conta, será pedido o e-mail. A tela de entrar tais dados será dessa forma:

I have forgotten my password:

Pedindo nova senha

I have forgotten my account name:

Pedindo o nome da conta

I have forgotten both my password and my account name:

Pedindo o nomw da conta e uma
 nova senha

Após entrar com os dados, clique em Submit. Será enviado um e-mail, para o endereço no qual a conta está cadastrada, com as informações solicitadas. Se pediu a senha, será gerada uma nova e enviada na mensagem; se você não usar essa nova senha em 24 horas, ela voltará para a antiga. Se pediu o nome da conta, não será gerado um novo nome(pois não é possível mudá-lo por razões técnicas), será simplesmente enviado o nome da conta.

Se parece não ter recebido o e-mail com os dados, olhe para ver se ele não foi parar por engano na pasta de spam ou lixo eletrônico. Se tiver problemas com isso, é bom permitir o recebimento de mensagens dos endereços auto-responder@tibia.com ou support@tibia.com (o que normalmente é feito adicionando-os à lista de contatos do seu e-mail). Embora na maioria das vezes o e-mail seja enviado na mesma hora, às vezes ele pode atrasar um pouco; nesse caso, é só aguardar.

4. Recuperando a conta usando outro e-mail

(caso você não tenha acesso ao e-mail no qual a conta está registrada, mas tiver a Recovery Key)

Se você esqueceu o e-mail no qual cadastrou a conta, não consegue mais entrar nele ou se a sua conta foi hackeada (nesse caso, os hackers normalmente mudam o endereço), é possível mudar o endereço da conta instantaneamente usando a Recovery Key (por isso ela é muito importante).
4.1 Mudando o e-mail
Para mudar o e-mail, escolha na Lost Account Interface a opção "I want to change the email address of my account instantly". Então será primeiro solicitado que você entre um novo endereço de e-mail:

Novo endereço de e-mail

Após você entrar com um novo e-mail e clicar em Submit, será solicitada a Recovery Key:

Digitar a Recovery Key

Após entrar com a Recovery Key e clicar em Submit, a conta passará a estar registrada nesse novo endereço, e será enviada uma nova senha a ele. Se essa nova senha não for usada em 24 horas, o e-mail e a senha voltam aos antigos.
4.2 No caso de ter sido hackeado
Se você escolheu na Lost Account Interface a opção de que foi hackeado ("My account has been hacked"), o Tibia primeiro solicitará para você confirmar de que removeu o problema de segurança, pois você pode ser hackeado de novo se não o resolveu. Daí, o processo continua como no caso de solicitar uma nova senha:

Pedindo nova senha

Mas se você quiser mudar o endereço de e-mail, marque a opção "I do not know that email adress anymore". Daí o processo seguirá como já descrito antes para mudar instantaneamente o e-mail: digite um novo e-mail, e forneça a Recorey Key.

5. Obtendo uma nova Recovery Key

(se todo o resto falhou, essa é a sua última chance...)

Se você não consegue acessar o e-mail no qual registrou a conta e perdeu a Recovery Key, há uma última esperança: comprar uma nova RK por 5 Euros (por isso que se recomenda tanto para ter cuidado com ela), isso dá mais ou menos uns R$ 15,00.

Para iniciar o processo de obter uma nova, marque a opção "I need a new recovery key" na Lost Account Interface e clique em Submit. Na próxima página:

Fazendo nova Recovery Key

A primeira opção ("I would like to request a new recovery key. I am prepared to pay 5 EUR for this service") inicia o processo de compra, em seguida clique em Continue e irá para a tela de entrar as informações de pagamento.

Ao contrário das páginas anteriores, a página de compra se encontra traduzida para o Português. Cuidado para entrar com os seus dados coretos (da vida real) nessa página, eles não necessariamente precisam ser os mesmo da registração da conta (pois os dados entrados nessa página são os de quem está pagando). Vale lembrar que como a empresa que cuida dos pagamentos é alemã, o único modo viável para brasileiros pagarem diretamente é através de cartão de crédito internacional (o qual permite pagamento em outras moedas, que não o Real).

Se você não tiver cartão de crédidito internacional, pode usar o serviço de revenda do BoaCompra.com pagar em reais (lembre-se que por se tratar de uma revenda, o preço é um pouco maior do que comprando diretamente, porém mais barato do que comprando diretamente sem cartão de crédito). Para maiores informações, acesse http://www.boacompra.com/tibia/product_info.php?products_id=42.

Após o pagamento ter sido efetuado, será enviado ao endereço (seu da vida real) registrado na conta uma carta (real e de papel) contendo a "confirmation key" (código de confirmação). Esse ainda não é a nova Recovery Key. Para obtê-la, volte na Lost Account Interface e vá de novo na opção "I need a new recovery key". Você estará novamente nessa tela:

Fazendo nova Recovery Key

Dessa vez marque a opção "I have already received the letter with the confirmation key for a new recovery key", que diz que você já recebeu a carta, e clique em Submit. Na próxima página:

Fazendo nova Recovery Key

Marque "Yes, I would like to get a new recovery key", digite a corfirmation key que veio na carta, e clique em Submit.

Então será exibida a sua nova Recovery Key. Essa Recovery Key é exibida somente uma vez (então anote-a e dessa vez tome mais cuidado com ela), e cada confirmation key funciona uma única vez (então tome bastante cuidado para não ter pago à toa). Tendo em mãos uma nova Recovery Key, agora você pode mudar o endereço de e-mail conforme explicado anteriormente.

6. Mas e se tudo acima não deu certo?

Alguém pode perguntar: "E se não conseguir acessar a minha conta; mas eu não tiver registrado a minha conta, ou não tiver registrado no endereço correto, e não consigo acessar ou não me lembro o meu e-mail cadastrado?". Tente recuperar o acesso ao e-mail no formulário de recuperar o acesso dele ou tente se lembrar dele. Se não tiver jeito, é uma pena dizer isso, porém a conta está definitivamente perdida :-( ...

Da próxima vez registre corretamente a conta e toma mais cuidado com ela, é tudo o que posso te dizer... Para maiores informações de como proteger a conta, recomendo ler o artigo "Serei ou não serei hackeado, eis a questão".

7. Considerações finais

O Tibia oferece várias formas para recuperar a sua conta, e se você a registrou corretamente há sempre uma possibilidade de recuperá-la. Mas o melhor é sempre tomar bastante cuidado com a conta, pois isso evitará que ela seja perdida e que se passe por inconvenientes por isso. De todos os dados da conta, o que requer o maior cuidado é a Recovery Key (pois ela permite a recuperação instantânea da conta, e tem que pagar com grana de verdade se perder e quiser uma nova).

Então tenha cuidado com as informações da sua conta, e você sempre terá ela :-) .

0 comentários:

Postar um comentário